O Super 8 está vivo

super 8 illustration

O Super 8 é um formato de filme revolucionário lançado no mercado pela Kodak em 1965, que vieram tornar os filmes caseiros acessíveis às massas.

Antes das Super 8, na década de 1950, as câmeras de cinema em casa de 8mm estavam a tornar-se uma visão comum nas férias, em festas familiares e em eventos especiais.

As câmaras Super 8 foram concebidas de um modo geral, para amadores, eram portáteis, baratas e relativamente fáceis de operar. Cada modelo tinha as suas pequenas especificações e entre a inúmera variedade de modelos existente, a grande diferença estava na capacidade de gravar som ou não. O seu funcionamento era extremamente simples e a própria película Super 8, tinha a vantagem de captar uma imagem maior do que o formato de oito milímetros, devido à menor dimensão das perfurações laterais.

As Super 8 para além de um funcionamento simples eram versáteis e robustas, não tinham nenhuma componente electrónica no seu interior e funcionavam a pilhas.

Este formato de filme foi desaparecendo nos anos 80, devido ao aparecimento das câmaras de vídeo, que não necessitavam de recorrer aos laboratórios de revelação. A evolução da tecnologia fez com que o objetivo passasse da projeção em tela ou na parede para a reprodução no ecrã de televisão.

O filme Super 8 revolucionou o cinema amador, sendo o formato preferencial entre os anos 60 e 80 para a criação de filmes. A sua estética única, continua ainda hoje a ser usada na comunidade cinematográfica para curtas-metragens, comerciais e vídeos musicais.

A nossa ilustração é mais uma prova que o mundo da Super 8, contra todas as expectativas, passados tantos anos, ainda motiva e inspira uma série de cineastas, artistas, festivais, etc.

super 8 illustration
super 8 illustration

Super 8

TAMANHOS DISPONÍVEIS

50cm x 70cm · 40cm x 40 cm · 21cm x 29,7 cm